Comunique-se Melhor

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Ouvir bem, falar claramente e fazer as perguntas certas – essas habilidades são vitais para ser um bom comunicador. A boa notícia é que, usando algumas estratégias simples, você pode aumentar a sua confiança na comunicação.

A maneira de evitar padrões de comunicação ineficazes é praticar a autenticidade. Isso significa explicar como você realmente sente e perguntar o que você realmente precisa.

Quando você se comunica efetivamente, você é direto e honesto. Acredite que você tem o direito de sentir o que sente e de pedir o que precisa. Isso irá ajudá-lo a falar autenticamente.

As idéias a seguir também podem ajudá-lo a se comunicar muito melhor:

Fale clara e simplesmente. Se você acha que pode ter problemas para transmitir sua mensagem, escreva-o e pratique.

Certifique-se de que sua voz corresponde ao que você quer dizer. Parece que você está brincando quando quer ser sério? Você está murmurando porque você acha tem vergonha pedir o que você precisa?

Esteja ciente de sua postura. É difícil falar com clareza e autenticidade quando você está deitado ou caído em uma cadeira.

Fique em contato com seu corpo. Seu estômago está em nós? Seu coração está correndo? O que esses sinais lhe dizem sobre como você está se sentindo? Respire e relaxe o máximo que puder.

Mantenha seus objetivos em mente. Eles vão ajudá-lo a permanecer em contato com o que você precisa.

Fale para si mesmo usando a palavra “EU”. Usando a palavra “você” muitas vezes significa que você está se concentrando na outra pessoa, em vez de você mesmo. A palavra “EU” coloca você em contato com seus sentimentos. Em vez de “Você não tem o direito de dizer isso para mim!”, Diga “Eu fico realmente irritado quando você diz isso para mim!”

Respeite a si mesmo e aos outros

Quando você se comunica de forma autêntica, você respeita a si mesmo e a outra pessoa. Certifique-se de que a outra pessoa ouve seus sentimentos e necessidades, mas você também deve escutar os sentimentos e as necessidades dessa pessoa.

Você demonstra respeito quando:

Escolhe o momento e o local apropriados para expressar seus sentimentos e comunicar suas necessidades.

Expresse-se o mais claramente possível e ouça atentamente quando os outros falam.

Assuma a responsabilidade por seus próprios sentimentos. Não coloque a outra pessoa para baixo para se expressar.

Pergunte às pessoas como elas se sentem sobre o que você compartilhou com elas e responda aos seus sentimentos.

Ouça bem

Nosso cérebro funciona muito mais rápido do que a nossa boca. Falamos por volta de 125 palavras por minuto, mas nossos cérebros resultam idéias em um ritmo muito mais rápido.

Nossos pensamentos vão adiante enquanto ouvimos, preenchendo o espaço entre o que o falante está tentando dizer e nossos pensamentos. É por isso que muitas pessoas têm problemas para ouvir. Estima-se que ouvimos apenas 25% do que é dito para nós.

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a se tornar um ouvinte melhor:

Faça contato com os olhos

Não pense em ouvir esperando por sua vez de falar.

Ouça para entender.

Não interrompa.

Ouça o sentimento abaixo do que o orador está dizendo.

Quando você se comunica autenticamente, você traz todo o seu EU – seus pensamentos, sentimentos e experiências – com você. Você mostra aos outros que você respeita a si mesmo e a eles também.

Quando você é honesto e direto, as pessoas prestam atenção. Sua voz é ouvida.

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