Não basta ser líder, é preciso parecer um

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Imagine esta cena vindo do presidente da sua empresa chegando ao escritório depois do almoço. Ele está com o rosto vermelho, de boca fechada e não fala com ninguém. Ele joga sua mala sobre a mesa, estatela-se na cadeira e fica alguns segundos olhando fixamente para fora da janela. Você vai até ele e pergunta: Está tudo bem, Sr. Rogério? Ele te responde em um tom irritado: Tá tudo bem!

Em qual mensagem você acredita?
Na comunicação não verbal (comportamento e tom de voz), ou na verbal (palavras apenas)?
Muito provavelmente você acreditaria na mensagem não verbal.

Alguns estudos já revelaram que a comunicação não verbal foi responsável por gerar de 65% e 93% mais impacto do que as próprias palavras faladas, especialmente quando a mensagem envolve significado e atitudes emocionais.

“Como dizemos algo é mais impactante do que o que dizemos.”

O que é um sinal não verbal, exatamente?

Sinais não verbais incluem toda a comunicação entre pessoas que não têm uma tradução verbal direta. Podem ser movimentos do corpo, a orientação do corpo, dos pés, nuances da voz, expressões faciais, detalhes do que veste e movimento com objetos enquanto se comunicam.

Como os outros o “percebem” pode impactar significativamente o seu sucesso no local de trabalho.
Acredito que todo mundo conheça algumas pessoas brilhantes com grandes idéias e talentos excepcionais e que são muitas vezes mal interpretadas, erroneamente, e esquecidos por causa de sua comunicação não verbal ineficaz.

Profissionais que entendem sinais não verbais podem avaliar o que os seus clientes e colegas de trabalho estão realmente dizendo, para então saber como atender melhor suas necessidades.

Os líderes podem avaliar as mensagens que seus colaboradores estão enviando aos colegas de trabalho, clientes, fornecedores e saber se esse funcionário está prejudicando ou ajudando o negócio.
Os funcionários podem aprender a ler os sinais sutis que um líder está enviando, a fim de adaptarem o seu comportamento para cada situação.

A comunicação não verbal eficaz é extremamente importante para a progressão na carreira. Entre as principais características procuradas por empresários ao contratar ou promover um candidato para um cargo de gestão são: confiança, profissionalismo e entusiasmo. Expressar estas e outras características de liderança vai requerer o envio dos sinais não verbais corretos.

Veja este excelente vídeo do TEDx Talks, onde o consultor português Alexandre Monteiro dá dicas de como um líder deve agir para exercer realmente a liderança.


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