Ser ou nao ser diferente

Office worker texting at office --- Image by © Igor Emmerich/Corbis
Office worker texting at office --- Image by © Igor Emmerich/Corbis

Você foi contratado para fazer parte da equipe de vendas de uma grande empresa e aos poucos vai tentando colocar em prática algumas idéias que há muito tempo estão engavetadas na mente à espera de uma oportunidade para torná-lo reconhecido no mercado de trabalho.

Todos os dias, religiosamente, você chega cedo, cumprimenta os colegas com largo sorriso nos lábios, prepara a agenda de trabalho, revê suas metas e, pelo fato de ter um propósito de vida muito claro, não há nada que possa quebrar a sua expressão de otimismo e de esperança com relação ao novo emprego, afinal, você sabe o quanto lutou para conquistar essa vaga e tem noção de quantos profissionais dariam tudo para estar ali no seu lugar.

Depois de algum tempo você percebe que as coisas não são tão simples assim e, apesar do seu esforço e dedicação, o ambiente de trabalho está sempre carregado, o chefe não é nada amistoso e os colegas parecem pouco dispostos a lhe conceder uma chance de apresentar suas idéias.

De fato, embora se trate de uma corporação respeitada, os problemas são comuns, portanto, a recomendação das pessoas que simpatizam com o seu jeito de ser é que você aja com cautela e procure entender a cultura da organização enquanto a oportunidade e o reconhecimento não chegam. Quanto mais absorver o clima organizacional, mais chance terá de apresentar a idéia certa, no momento certo, para a pessoa certa.

Com tanta experiência acumulada e uma vontade incontrolável de fazer a diferença, você sente que tem condições de contribuir mais, porém fica dividido entre a recomendação dos colegas e o desejo de entrar na sala do chefe para dizer o quanto suas idéias podem transformar o departamento numa usina de negócios lucrativos. Uau! Você chega a sonhar com isso.

Naturalmente, em função de tudo que você viu e ouviu, o ambiente de trabalho demonstra ser um celeiro de oportunidades e de mudanças na forma de realizar as tarefas e conduzir os negócios. Com um pouco de ousadia, sorte e discernimento, você acredita que pode se destacar no meio daquela turma de acomodados embora suas idéias sejam ofuscadas a todo instante pela incerteza da reação alheia. O que vão pensar os companheiros de trabalho que estão ali há anos? O que vai dizer o chefe?

Se tudo isso lhe parece familiar, não se desespere. Você faz parte de uma tropa de elite muito invejada nas organizações: a dos sonhadores. Existem outras igualmente rotuladas que tem tudo a ver com o seu jeito de pensar e agir, a dos otimistas e a dos realizadores, portanto, você não está sozinho.

A questão central é: ser diferente, mais participativo vai contribuir para o seu desenvolvimento profissional? Outras não menos importantes são: como ser mais participativo sem parecer bajulador, atrevido ou prepotente? Até que ponto suas idéias são interessantes e valiosas para solucionar os problemas da empresa? Tomar a iniciativa faz alguma diferença nas decisões do líder? Qual é o momento mais adequado para expor suas idéias: uma reunião de trabalho ou uma conversa particular com o chefe?

Acredite, não existe uma fórmula ideal para torná-lo mais participativo e reconhecido na empresa. Cada profissional tem uma história de vida, um estilo, uma formação, um jeito de ser e de contribuir, portanto, a virtude mais apropriada para isso é o bom senso. O que conta a seu favor é o fato de que nenhuma empresa contrata alguém simplesmente para receber ordens.

As empresas anseiam por profissionais que cultivam o hábito de fazer bem mais do que aquilo para o qual estão sendo pagos. Pessoas com elevado nível de iniciativa e de dedicação serão sempre olhadas com mais atenção. Você conhece algum profissional que tenha sido promovido graças ao seu alto nível de pessimismo e falta de iniciativa?

Em qualquer profissão é melhor se destacar pelo excesso de iniciativa do que pela falta dela, entretanto, para se obter sucesso na proposição de uma idéia e evitar dissabores, alguns pontos devem ser levados em consideração. Confira a seguir as dicas que poderão levá-lo a uma boa posição de destaque no ambiente de trabalho.

CHECK LIST DA BOA IDÉIA
Dicas para ampliar o seu nível de confiança e de participação na solução de problemas relacionados ao ambiente de trabalho
  • Antes de apresentar uma idéia, estude-a com profundidade, avalie os prós e os contras e certifique-se de que a mesma é aplicável na empresa;
  • Demonstre conhecimento sobre o assunto; isso gera confiança, uma virtude indispensável para quem se propõe a “dar a cara para bater”;
  • Não existe idéia perfeita nem idéia completamente descartável, entretanto, seja original, simples e criativo; tome cuidado para não reapresentar uma idéia que não é sua;
  • Reflita sobre as questões que favorecem a aceitação de novas idéias: reduz custos? É inovadora? Aumenta o faturamento? Traz resultados em curto prazo?
  • Esteja aberto a críticas, contribuições e mudanças na concepção original, caso contrário, é provável que a idéia continue armazenada na sua mente por muito tempo.

 O mundo é repleto de profissionais que não fazem nada além do que lhe mandam e outros que fazem somente aquilo que lhe mandam, portanto, ter iniciativa e demonstrar interesse é ser diferente. E com bom senso, “ser, pensar e agir diferente” são requisitos essenciais para quem deseja se destacar no ambiente de trabalho e conquistar definitivamente a confiança daqueles que esperam muito mais do que você imagina ser possível realizar.

 Pense nisso e seja feliz!

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